sábado, 28 de setembro de 2013

Dinâmicas




O Barbante







O principal objetivo dessa dinâmica para professores de educação é integrar os alunos de uma maneira divertida promovendo a aprendizagem.
Grupo: aluno/ professores.
Tempo: 1 aula
Local: A brincadeira pode acontecer na classe ou no pátio, dependendo do tamanho da turma.
Material: bastam um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta para começar a brincadeira.

Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada participante mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante.
Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante.
Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, os participantes podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade. Depois, toda a turma, incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante.
Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem vindos.
Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos.
Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, os participantes de vem criar uma única figura.
                Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
Enquanto escolhem junto qual o desenho irão fazer e colocam a idéia em prática, o professor aproveitará para observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas idéias e cada aluno quer falar mais alto que o colega.
                Alguns buscam argumentos para as suas sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, às vezes, cumprem a palavra.
O professor deve ficar atento ao comportamento da turma durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos se você abandonar sua posição de coordenador e deixar o grupo resolver seus impasses, ainda que a solução encontrada não seja, na sua opinião, a melhor.
Conclusão: Por meio desse jogo, os alunos tomam consciência de seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em equipe.




                É muito interessante repetir a brincadeira com a mesma classe semanas depois. É hora de comparar os processos de criação com o barbante, avaliando a evolução do grupo diante de um trabalho coletivo.



Universo

O professor- Rei Sol coloca os cursistas em círculo e distribui cartões com  palavras representando os planetas. Daí então, o formador dará comandos e o professor que estiver com o planeta vai obedecer à ordem. Ex:Mercúrio disse:  A amizade é distribuir aperto de mão. E a pessoa que estiver com o cartão representando mercúrio se desloca para o centro do círculo e vai apertar a mão de todos os outros colegas. No final, todos os planetas se juntam e exclamam a seguinte frase vocês são importantes para mim e então todos os planetas dão aquele abraço. O REI SOL aproveitando deste momento encerra a brincadeira pedindo atenção de todos e concluiu que: O aperto de mão, o sorriso, o carinho, o beijo, o abraço, o olhar eterno, o sabão na hora certa, o saber ouvir e falar, tudo isso é muito importante em uma amizade que manifestando – se do jeito que fosse o principal numa missão era a união no ideal, determinação, compromisso e  amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário